02/12/2008

Posted: quarta-feira, 3 de dezembro de 2008 by Jean in Marcadores:
3

Hoje acordei inspirado. Ontem terminei de ler meu livro: “O Primeiro Amor” de Ivan Turguêniev.
Livro fascinante, e romance típico. E como de costume o guardei em minha estante.
Ao rever todos os livros já lidos, imaginei que por ventura também não seria assim a vida.
Cada relacionamento é como um livro.Seja esse relacionamento entre amigos ou amantes. Alguns são verdadeiras “Bíblias”. Outros não passam de folhetos.
Porém, cada um contém uma lição. E esta, aprendida ou não, ficará guardada no inconsciente de nossa alma.
Sim, aprendemos constantemente com as pessoas ao redor. Aprendemos o que é certo e o que é errado. O que pode ou não ser feito.
Aprendemos com nossos pais a formar as primeiras palavras.
Aprendemos com as pessoas a buscar um 1º amor.

E também aprendemos com elas a buscar um 2º e 3º amor...

Mas, que lições será que ensinamos as pessoas ao nosso redor?
Será que com nossas vidas ensinamos o respeito e o amor ao próximo?
Será que ensinamos a respeitar os mais velhos e a sempre dizer “obrigado” e “por favor”?

As pessoas vêem em nós um bom exemplo? Lêem em nossas vidas uma boa lição?
Sempre me pergunto isso.
Se consigo ser uma boa influência pra alguém. Se minha história inspirará outros a seguirem o mesmo caminho que eu percorri. Ou se ela irá resultar em uma “leve reflexão”.

Seja como for, as lições aprendidas com a vida são as melhores. São oferecidas de forma espontânea. As vezes dolorosas e outras prazerosas.

Mas no fim isso é que nos torna humanos. Essa capacidade de errar e aprender. E aprender a não errar. E errar e não aprender nada. Aprender a aprender. E reaprender a andar.

3 comentário(s):

  1. Unknown says:

    ás vezes começa que nem queria existir né... mas já que sou humana... vamso viver como humanos né?

  1. Unknown says:

    apesar de muito não o fazerem ¬¬

    e eu ter vergonha por esses animais, por compartilhar a mesma espécie que eles.

  1. O que ensinamos para os outros? Eis a grande questão... aprender com os erros dos outros, com situações que acontecem fora do nosso mundo, são coisas fáceis de se fazer...
    Mas quando a coisa é Você aí surge o desafio, ter a capacidade de se autoanalisar é importante. Agora o que ensinamos aos outros fica difícil saber, pois cada um tem um ponto de vista e uma maneira de interpretar as coisas...

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Importante!!!

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. - Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apaga-lo ou compra-lo após 24 horas. - A Aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. - Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los. - O usuário que utilizar o site, tem total conhecimento, e aceita os termos referidos acima.